segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Subliminar BMW


BMW - S1000RR

Montagem do local onde a peça publicitária será exibida

Você já ouviu falar de mensagem subliminar? É muito provável que sim: é a definição para o tipo de mensagem que não consegue ser diretamente percebida pelos sentidos humanos de forma consciente. O conceito ficou bastante conhecido graças a James Vicary, publicitário americano, que o disseminou. A mensagem subliminar consistia em usar um taquitoscópio para projetar imagens em uma tela com uma velocidade acima da que os olhos conseguem perceber. Embora os olhos não as processem conscientemente, o subconsciente armazenaria tal informação e o receptor se sentiria inclinado aquela determinada informação oculta -- seja uma marca, uma mensagem, ou uma posição política. Esta discussão veio novamente a tona com a recente peça publicitária da fabricante alemã de motocicletas BMW. Reconhecida até hoje na Europa por seus comerciais criativos e de vanguarda, ela desenvolveu um comercial que utiliza um conceito semelhante, com projeção de flashes ao final da exibição.Tais flashes criam uma imagem residual nos olhos de quem assiste e, ao fechá-los, o que surge é a marca BMW. Para criar este efeito, a agência Serviceplan, de Munique, montou em um cinema uma estrutura à frente da tela de projeção original, com uma máscara com a inscrição BMW por trás. Atrás de tudo montou flashes que seriam executados sequencialmente para “gravar” a inscrição nos olhos da platéia. São esses flashes que marcam a retina da audiência. O tema do comercial era a linha de motocicletas BMW 1000RR, em que o piloto Ruben Xaus diz sobre sua experiência: “sempre me perguntam: como você anda na velocidade máxima? E eu respondo: estou vivendo meu sonho. Que sonho, perguntam? Basta fechar seus olhos e procure profundamente em você. Talvez seja seu sonho, também. Está em você. Feche os olhos e você verá”. Neste momento, as luzes diminuem e o logotipo da BMW surge em seus olhos, como um passe de mágica.Uma solução diferenciada, com tecnologia extremamente simples, e que tem tudo para virar tendência. E, como não transmite nenhuma ideia contrária a moral e aos bons costumes, não pode ser classificada puramente como subliminar. Mas, que é sublime, não há dúvida

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